domingo, 28 de outubro de 2012

"No rio de Piracicaba..."

Dando origem ao nome da cidade, o rio Piracicaba é um atrativo com características naturais que corta o município. Na época das chuvas, oferece uma condição favorável para a reprodução dos peixes promovendo a “Piracema” - período de desova dos peixes - que ocorre anualmente entre os meses de outubro e fevereiro. O Salto do rio Piracicaba, caracterizado aos olhos do observador como um ‘Véu da Noiva’, está envolvido com a própria história da fundação da cidade. Ele fomenta o imaginário de cada um, com seus contos, lendas e histórias. Eu e José Antonio Primo fomos conferir.

Rio Piracicaba, visto do calçadão da rua do Porto.


Luciano Garcia e José Antonio "Primo" - Ao fundo o salto "Véu de noiva"


O Museu da Água “Francisco Salgot Castillon”


Instalado em 1887, no local que abrigou a primeira Estação de Captação e Bombeamento de água da cidade. Inaugurado em dezembro de 2000, o museu ocupa uma área de 12 mil m² às margens do Rio Piracicaba, ao lado do Salto. Preserva ainda, detalhes arquitetônicos, estrutura para visitação com foco na educação ambiental. As visitas podem ser desenvolvidas em grupo com guia local por meio de agendamento antecipado ou mesmo auto-guiada.



Em Frente ao Museu da água em Piracicaba


Sistema de Tratamento, nas dependências do Museu da água.




Chopperia na Rua do Porto



Pintado na Brasa ou mais conhecido como peixe no "tambor" - na Rua do Porto.



Porção de "Anjinho"




Calçadão do porto, a beira do rio Piracicaba


Neste passeio, não tinhamos tempo para conhecer outros pontos turísticos da cidade mas fica aqui a dica de lugares que você também pode visitar:

O Parque do MIrante

Local privilegiado para observar o rio, o Salto, a Rua do Porto e o centro da cidade. Suas alamedas permitem passeios, dando oportunidade de entrar em contato com suas árvores nativas e vegetação típica. No percurso, há um painel confeccionado em mosaico pela artista plástica Clemência Pizzigatti e seus alunos, que retrata a fundação da cidade e seu desenvolvimento agroindustrial, tendo ao centro a Noiva da Colina. (Fonte: DPH)
Horário de funcionamento: aberto diariamente.
Endereço: Av. Maurice Allain, s/n.
Informações: +55 (19) 3417-9494


O Parque do Engenho Central “Barão de Rezende”:

Construído a partir de 1881, pelo Barão Estevão Ribeiro de Rezende e posteriormente vendido para a companhia francesa Societé des Sucrérie Brésilienne, o Engenho Central deu início à mecanização na produção do açúcar e à substituição do trabalho escravo pelo assalariado. Foi um dos mais importantes engenhos do País produtores de açúcar e álcool. Desativado em 1974, é reconhecido como patrimônio histórico da cidade, tendo sido tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), passando a atuar como importante espaço cultural, artístico e recreativo a partir de 1990. Atualmente sedia a Secretaria Municipal da Ação Cultural, o Salão Internacional de Humor, o espetáculo da ‘Paixão de Cristo’ e a Festa das Nações. Sua área verde é de 80 mil m² e sua área construída é de 12 mil metros. (Fonte: DPH)
Endereço: Av. Maurice Allain, 454
Informações: +55 (19) 3403-2600
Horário de funcionamento: Diariamente das 8h às 18h.


O Casarão do Turismo  “Paulo Fioravante Sampaio”

Construção do século XIX, remanescente de uma antiga olaria e que está situado no Calçadão da Rua do Porto, num espaço à margem esquerda do rio. O casarão é um ponto de receptivo da cidade de Piracicaba, com o objetivo de atender o visitante e o frequentador da Rua do Porto com informações turísticas.
Endereço: Rua do Porto, 1433Informações: +55 (19) 3403-1270/ (19) 3422-5115  
Horário de funcionamento: terça a sexta das 9h às 16h - sábado das 13h às 17h e domingo das 11h às 17h.

Casa do Artesão

Inaugurada em 25 de agosto de 1999, a Casa do Artesão integra os programas de geração de empregos em parceria com a SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades do Estado de São Paulo. No local estão expostos para venda diversos produtos como pintura, trabalhos com fibras de produtos orgânicos, produtos típicos do município sob a forma de souvenir.
Endereço: Rua do Porto, 2055
Informações: +55 (19) 3403- 1270/ +55 (19) 3422-5115
Horário de funcionamento: de terça a sexta das 9h às 16h



Nenhum comentário:

Postar um comentário